QUEM SOU EU?
PRADO, LEONICE.
EM KARINA ATHIA KRASUCKI
É natural que a criança tenha seus primeiros contatos com a leitura em sua fase de letramento, iniciando pelo próprio nome mesmo não sendo alfabetizada, construindo sua auto estima incentivando atitudes de convívio social, compreensão de si mesmo e dos outros. O presente projeto foi realizado com crianças do maternal II, para possibilitar que a criança construa sua identidade e autonomia, por meio de brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações. Familiarizar-se com próprio corpo e desenvolver a independência, a autoconfiança e a auto-estima. Foi desenvolvido durante três semanas, no primeiro dia no momento da roda as crianças são convidadas a cantar a música “Do João” ao cantar inserimos o nome de cada criança na música. Em seguida apresentam-se as fichas dos nomes a eles realizando a chamada, cada um identificará sua ficha através dos símbolos contidos nelas. Neste mesmo dia a professora apresenta às crianças uma caixa decorada de forma atrativa dizendo que dentro dela há um tesouro e convida um a um a observar este tesouro, mas quem olhar não pode revelar ao colega qual é o tesouro. Após todos terem visto sua imagem refletida dentro da caixa, abrir um debate: O que vocês viram dentro da caixa? Descobriram qual é o tesouro? A conversa deve fluir até o ponto em que eles demonstram terem percebido que eles são o tesouro. Finalizada a dinâmica pedir que os alunos observem seus corpos e façam seu auto- retrato. Durante esta primeira semana pintaram a capa do álbum, exploraram seus corpos através da música “Partes do Corpo”. Dando sequência às atividades no quinto dia do projeto é proposto que uma criança deite em uma folha grande para que seja contornado o relevo de seu corpo. A professora realiza este contorno para demonstrar como as crianças deverão fazer em seguida pede para que as meninas deitem no chão e os meninos contornem o relevo delas com giz. Ao terminarem trocam as posições. Na segunda semana utilizamos argila para que as crianças modelem seus corpos com o barro, barbante para medir a altura, tinta para carimbar a mão e o pé das crianças, e também as músicas “Partes do Corpo” e “Pop Pop” dramatizando e identificando as partes do corpo. Na terceira semana realizaram atividades de recorte e colagem trabalhando os gêneros masculino/feminino. A professora no momento da roda fez a leitura dos significados dos nomes de cada um. Foi proposto as crianças que fizessem novamente seu auto-retrato para que seja comparado com o desenho feito no inicio do projeto. Os critérios de avaliação foram elencados a partir de observações tais como: a) As crianças ficam atentas e demonstram interesse a sua fala? b) Conversam, brincam, comunicam-se e expressam suas vontades e necessidades? c) Reconhece as partes de seu próprio corpo? Após concluir o projeto observei os seguintes resultados: as crianças reconhecem as partes de seu próprio corpo e nos momentos de brincadeiras livres demonstram terem se apropriado do conhecimento realizando desenhos na fase pré esquemática, onde desenham cabeça, olhos, nariz e boca, pernas e braços saindo da cabeça, sendo que no início do projeto desenhavam apenas garatujas.
0 comentários:
Postar um comentário