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sábado, 25 de julho de 2009

Projeto: Quem conta um conto ganha um ponto...



Público alvo: Educação infantil (2-5 anos).

Duração: O ano todo.

Justificativa: Durante os primeiros anos (antes de ser alfabetizada) a criança ainda não poderá ler, mas poderá ouvir histórias, folhear livros e ver gravuras e é através desse contato com o mundo da leitura que o gosto pela mesma pode ser estimulado desde a Educação Infantil.

Ouvindo histórias, as crianças vivem emoções, descobrem novas palavras, estabelecem relação entre realidade/fantasia e tem a oportunidade de se colocar no lugar do outro.

A infância é o momento em que as crianças estão mais propícias a desenvolver hábitos que serão seguidos futuramente, por isso consideramos que seja essencial estimular as crianças a gostarem de ler desde bem pequenas, resgatando histórias clássicas, lendas, fábulas e contos.

Objetivo Geral: Fazer com que as crianças unam o entretenimento e a instrução ao prazer da leitura. A criança desenvolverá suas capacidades de emoção, admiração, compreensão do ser humano e do mundo.

Objetivos específicos:

- Criar o hábito de escutar histórias;

- Favorecer momentos de prazer em grupo;

- Enriquecer o imaginário infantil;

- Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento;

- Ampliar o repertorio de palavras;

Conteúdo: Língua Portuguesa (leitura)

Desenvolvimento:

O trabalho começa com sua preparação.

Seleção de livros bem elaborados e ilustrações de qualidade.

Preparação do espaço para que todos fiquem confortáveis, eles podem sentar- se em roda ou deitar – se entre almofadas.

Faz se uma breve apresentação da historia despertando o interesse em escuta - la.

Serão contadas através de livros ricos em gravuras, e antes de trocar de pagina o educador questionará com as crianças o que elas acham que acontecerá na próxima pagina estimulando-as a falar (oralidade) e incentivando a imaginação e o raciocínio lógico entre uma cena e outra. Através também de teatro de fantoches com entonação de voz criando a diferenciação das personagens e chamando a atenção das crianças para essa diferença.

Fica a critério do educador utilizar outros recursos, como por exemplo:

-historias a partir de gravuras, teatro de varas, etc.

Recursos a serem utilizados:

- Livros de historias infantis, fabulas e contos;

- Fantoches;

- Almofadas;

Avaliação:

A avaliação será feita através da observação e de acordo com os critérios elencados.

Dessa forma contribuiremos para o desenvolvimento do gosto pela leitura desses alunos.

Critérios de avaliação:

- as crianças ficam atentas a sua fala e ilustração;

- Conseguem comentar a historia com os colegas e respondem as perguntas feitas sobre um livro já conhecido;

- Conseguem lembrar algum titulo conhecido quando perguntado;

Responsável pelo projeto: Leonice C. Prado.

1 comentários:

Anônimo disse...

Oi Léo, que lindo seu blog...amei a iniciativa, pois o tema é maravilhoso, afinal contar histórias é maravilhoso, mas ouvir histórias é inexplicável, mágico !!!!

BEIJOS NO SEU CORAÇÃO!
Mari

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