Público alvo: Educação infantil (2-5 anos).
Duração: O ano todo.
Justificativa: Durante os primeiros anos (antes de ser alfabetizada) a criança ainda não poderá ler, mas poderá ouvir histórias, folhear livros e ver gravuras e é através desse contato com o mundo da leitura que o gosto pela mesma pode ser estimulado desde a Educação Infantil.
Ouvindo histórias, as crianças vivem emoções, descobrem novas palavras, estabelecem relação entre realidade/fantasia e tem a oportunidade de se colocar no lugar do outro.
A infância é o momento em que as crianças estão mais propícias a desenvolver hábitos que serão seguidos futuramente, por isso consideramos que seja essencial estimular as crianças a gostarem de ler desde bem pequenas, resgatando histórias clássicas, lendas, fábulas e contos.
Objetivo Geral: Fazer com que as crianças unam o entretenimento e a instrução ao prazer da leitura. A criança desenvolverá suas capacidades de emoção, admiração, compreensão do ser humano e do mundo.
Objetivos específicos:
- Criar o hábito de escutar histórias;
- Favorecer momentos de prazer em grupo;
- Enriquecer o imaginário infantil;
- Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento;
- Ampliar o repertorio de palavras;
Conteúdo: Língua Portuguesa (leitura)
Desenvolvimento:
O trabalho começa com sua preparação.
Seleção de livros bem elaborados e ilustrações de qualidade.
Preparação do espaço para que todos fiquem confortáveis, eles podem sentar- se em roda ou deitar – se entre almofadas.
Faz se uma breve apresentação da historia despertando o interesse em escuta - la.
Serão contadas através de livros ricos em gravuras, e antes de trocar de pagina o educador questionará com as crianças o que elas acham que acontecerá na próxima pagina estimulando-as a falar (oralidade) e incentivando a imaginação e o raciocínio lógico entre uma cena e outra. Através também de teatro de fantoches com entonação de voz criando a diferenciação das personagens e chamando a atenção das crianças para essa diferença.
Fica a critério do educador utilizar outros recursos, como por exemplo:
-historias a partir de gravuras, teatro de varas, etc.
Recursos a serem utilizados:
- Livros de historias infantis, fabulas e contos;
- Fantoches;
- Almofadas;
Avaliação:
A avaliação será feita através da observação e de acordo com os critérios elencados.
Dessa forma contribuiremos para o desenvolvimento do gosto pela leitura desses alunos.
Critérios de avaliação:
- as crianças ficam atentas a sua fala e ilustração;
- Conseguem comentar a historia com os colegas e respondem as perguntas feitas sobre um livro já conhecido;
- Conseguem lembrar algum titulo conhecido quando perguntado;
Responsável pelo projeto: Leonice C. Prado.
1 comentários:
Oi Léo, que lindo seu blog...amei a iniciativa, pois o tema é maravilhoso, afinal contar histórias é maravilhoso, mas ouvir histórias é inexplicável, mágico !!!!
BEIJOS NO SEU CORAÇÃO!
Mari
Postar um comentário