Que bom tê-lo aqui!!!

Entre, observe e sinta se a vontade para usar tudo que está exposto aqui para ajudá-lo de alguma forma!!!

sábado, 25 de julho de 2009

Quem conta um conto ganha um ponto...

QUEM CONTA UM CONTO GANHA UM PONTO... Prado C. L, EMEI Karina Athia Krasucki. Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente – SP.

O Presente projeto surgiu da necessidade de tornar as substituições dos docentes em algo prazeroso para as crianças de forma que não nos prendêssemos no famoso jargão “tapa buraco”, pois trabalhar com projetos nos possibilita sistematizar melhor o trabalho. Durante os primeiros anos (antes de ser alfabetizada) a criança ainda não poderá ler, mas poderá ouvir histórias, folhear livros e ver gravuras e é através desse contato com o mundo da leitura que o gosto pela mesma pode ser estimulado desde a educação infantil. Ouvindo histórias, as crianças vivem emoções, descobrem novas palavras, estabelecem relação entre realidade/fantasia e tem a oportunidade de colocarem-se no lugar do outro. A infância é o momento em que as crianças estão propícias a desenvolver hábitos que se perpetuarão por toda a sua vida, por isso consideramos que seja essencial estimular as mesmas a gostarem de ler desde bem pequenas, resgatando histórias clássicas, lendas, fábulas e contos. Com o objetivo de unir o entretenimento e a instrução ao prazer da leitura; criar o hábito de escutar histórias; favorecer momentos de prazer em grupo; enriquecer o imaginário infantil. Primeiramente foi feita seleção dos livros com ilustrações de boa qualidade e preparação do espaço, em seguida uma breve apresentação da história despertando o interesse em escutá-la. Além de livros, utilizamos fantoches, teatro de varas entre outros recursos. Com o trabalho percebemos que as crianças desenvolveram suas capacidades de emoção, admiração e compreensão do ser humano. Com este projeto foi possível transformar o “tapa buraco” em uma aula produtiva, já que neste momento sou o educador responsável pelo grupamento. Quando não há substituições realizo intervenções, conversando com os professores, relacionamos temas que poderão enriquecer os conteúdos trabalhados, agendamos um dia para que a intervenção aconteça, fortalecendo então uma parceria com o professor regente.

1 comentários:

Emerson Magro (professor) disse...

Muito bom este projeto. NUm país em que as pessoas não lêem este projeto ve~m de encontro ao que as crianças precisam mesmo.Parabéns Léo...
ass. Emerson

Postar um comentário