Que bom tê-lo aqui!!!

Entre, observe e sinta se a vontade para usar tudo que está exposto aqui para ajudá-lo de alguma forma!!!

domingo, 20 de novembro de 2011

Projeto: Formas geométricas e Cores!!!

Duração: (de 26/04 à 03/06)
Público alvo: Maternal II
Justificativa: É importante propiciar à criança a visualização, exploração e contato com diversos objetos que compõem o universo das formas e cores, possibilitando a criança identificá-las.
Objetivo geral: Fazer com que a criança conheça as formas e cores que estão presentes em todos os ambientes em que vive.
Objetivos específicos:
·         Identificar e nomear as formas e cores;
·         Desenvolver percepções visuais, auditivas e táteis;
·         Aprender a utilizar as cores;
·         Reproduzir as formas e cores;
·         Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura e da colagem;
Conteúdos: Linguagem oral e escrita, Artes visuais, Matemática e Música.
Desenvolvimento: Organizar as crianças em rodinha, conversar sobre as formas geométricas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo) e as cores primárias.
Durante a realização do projeto, aplicar as seguintes atividades:
·         Registrar utilizando pedacinhos de E. V. A picado, preenchendo os espaços das formas (quadrado, círculo, triângulo e retângulo).
·         Através de um desenho de uma escola solicitar às crianças que observem as formas geométricas contidas no desenho e pintem com a cor solicitada.
·         Atividade colorida das formas geométricas para que observem as formas e cores e realizem a correspondência.
·         Registro das formas geométricas através de desenho pontilhado.
·         Registro do quadrado – Bandeira (recorte e colagem).
·         Pintar o João bolinha: triângulo de azul, círculo de vermelho e os retângulos de amarelo.
·         Ligue cada palhacinho ao seu chapéu.
·         Pinte a figura que tem a forma de um quadrado.
·         Apresentar as formas geométricas e as cores de forma lúdica utilizando os DVD’s Bebê mais formas e Bebê mais cores.
·         Pesquisar em revistas figuras que tenham as formas geométricas, rasgar com as mãos e confeccionar um cartaz.
·         Espalhar formas geométricas pela sala e pedir que as crianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a cor, em seguida pedir que colem esta figura em uma folha e a partir dela façam um desenho.
·         Trabalhar com as músicas,  “Meu pintinho amarelinho”, “Tomatinho vermelho”, “ Se eu fosse um peixinho”.
·         Poesia: As borboletas e ensinar dobradura da borboleta.
·         Tingir algodão com anilina e aplicar a atividade do algodão doce.
·         Colorir as frutas com suas respectivas cores.
·         Faça pinguinhos de cola colorida na pêra verde.
·         Após ouvir e assistir o vídeo da música: “(Aquarela”, pedir ás crianças que desenhem o que observaram e ouviram na música.
Recursos:
·         Papel sulfite, lápis de cor, giz de cera, cola, tesoura;
·         Papel dobradura;
·         Algodão;
·          Anilina;
·         Revistas
·         DVD
Avaliação: A avaliação será feita através de observações durante a realização das atividades e de acordo com os critérios elencados.
Critérios de avaliação:
- Identificam e nomeiam as formas geométricas e as cores?
- Conseguem reproduzir as formas e as cores?


0 comentários:

Postar um comentário