Duração: (de 26/04 à 03/06)
Público alvo: Maternal II
Justificativa: É importante propiciar à criança a visualização, exploração e contato com diversos objetos que compõem o universo das formas e cores, possibilitando a criança identificá-las.
Objetivo geral: Fazer com que a criança conheça as formas e cores que estão presentes em todos os ambientes em que vive.
Objetivos específicos:
· Identificar e nomear as formas e cores;
· Desenvolver percepções visuais, auditivas e táteis;
· Aprender a utilizar as cores;
· Reproduzir as formas e cores;
· Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura e da colagem;
Conteúdos: Linguagem oral e escrita, Artes visuais, Matemática e Música.
Desenvolvimento: Organizar as crianças em rodinha, conversar sobre as formas geométricas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo) e as cores primárias.
Durante a realização do projeto, aplicar as seguintes atividades:
· Registrar utilizando pedacinhos de E. V. A picado, preenchendo os espaços das formas (quadrado, círculo, triângulo e retângulo).
· Através de um desenho de uma escola solicitar às crianças que observem as formas geométricas contidas no desenho e pintem com a cor solicitada.
· Atividade colorida das formas geométricas para que observem as formas e cores e realizem a correspondência.
· Registro das formas geométricas através de desenho pontilhado.
· Registro do quadrado – Bandeira (recorte e colagem).
· Pintar o João bolinha: triângulo de azul, círculo de vermelho e os retângulos de amarelo.
· Ligue cada palhacinho ao seu chapéu.
· Pinte a figura que tem a forma de um quadrado.
· Apresentar as formas geométricas e as cores de forma lúdica utilizando os DVD’s Bebê mais formas e Bebê mais cores.
· Pesquisar em revistas figuras que tenham as formas geométricas, rasgar com as mãos e confeccionar um cartaz.
· Espalhar formas geométricas pela sala e pedir que as crianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a cor, em seguida pedir que colem esta figura em uma folha e a partir dela façam um desenho.
· Trabalhar com as músicas, “Meu pintinho amarelinho”, “Tomatinho vermelho”, “ Se eu fosse um peixinho”.
· Poesia: As borboletas e ensinar dobradura da borboleta.
· Tingir algodão com anilina e aplicar a atividade do algodão doce.
· Colorir as frutas com suas respectivas cores.
· Faça pinguinhos de cola colorida na pêra verde.
· Após ouvir e assistir o vídeo da música: “(Aquarela”, pedir ás crianças que desenhem o que observaram e ouviram na música.
Recursos:
· Papel sulfite, lápis de cor, giz de cera, cola, tesoura;
· Papel dobradura;
· Algodão;
· Anilina;
· Revistas
· DVD
Avaliação: A avaliação será feita através de observações durante a realização das atividades e de acordo com os critérios elencados.
Critérios de avaliação:
- Identificam e nomeiam as formas geométricas e as cores?
- Conseguem reproduzir as formas e as cores?
0 comentários:
Postar um comentário