Duração: 4 semanas (aproximadamente).
Público alvo: Maternal II C (3-4 anos)
Justificativa: É natural que a criança tenha os primeiros contatos com a leitura, em sua fase de letramento, iniciando pelo próprio nome mesmo não sendo alfabetizada, construindo sua auto estima incentivando atitudes de convívio social, compreensão de si mesmo e dos outros.
Objetivo Geral: Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações.
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo e compreender os órgãos dos sentidos.
Desenvolver a independência, a autoconfiança e a auto-estima.
Participar da organização da rotina diária.
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo e compreender os órgãos dos sentidos.
Desenvolver a independência, a autoconfiança e a auto-estima.
Participar da organização da rotina diária.
Objetivos específicos:
Conhecer a história e o significado de seu nome.
Identificar seu próprio nome.
Distinguir os nomes dos coleguinhas da sala.
Propiciar a socialização entre as crianças.
Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca, a sua realidade.
Desenvolver a atenção para identificação das partes do corpo e órgãos dos sentidos.
Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.
Conteúdos: Linguagem oral e escrita, Matemática, Natureza e sociedade, Artes visuais, Música e Movimento.
Desenvolvimento: Após recepcioná-los, no momento da rodinha é proposto às crianças cantar a música do João; música conhecida das crianças. Canta-se a música inserindo o nome de cada criança na brincadeira propiciando assim momentos de prazer. Em seguida apresenta-se a ficha dos nomes a eles e realiza a chamadinha.
Concluindo a chamadinha o professor apresenta uma caixa, com tampa decorada da maneira que achar mais atraente a seus alunos contendo um espelho. Dizendo que dentro dela existe um verdadeiro tesouro. Propõe uma brincadeira onde cada um terá que olhar o que tem dentro da caixa, ver qual é este tesouro e manter segredo. Um a um deve olhar e voltar ao seu lugar sem contar o que viu. Após todos terem visto sua imagem refletida dentro da caixa, abrir um debate: O que vocês viram dentro da caixa? Descobriram o tesouro?
A conversa deve fluir até o ponto em que o professor perceber que os alunos perceberam que eles são o tesouro. Finalizada a dinâmica pedir aos alunos que observem seus próprios corpos e façam seu auto- retrato.
Em seguida, apresentar para as crianças uma ficha impressa contendo perguntas relacionadas a seus nomes que deverá ser respondida pelos pais e entregue novamente a professora que fará a leitura das fichas para as crianças.
Um menino e/ou uma menina deitará em uma folha grande para que a professora ou os colegas contornem o perfil de seu corpo. Após o perfil ser contornado deverá completar a figura do seu corpo acrescentando detalhes que o identifiquem.
Cada um contornará o corpo de seus amigos no pátio da escola.
Oferecer as crianças argila para que modelem seus corpos com o barro.
Perguntar às crianças para que serve cada parte do seu corpo: boca , nariz, orelhas, braços, mãos, tronco, pernas, pés. Deixar que se expressem livremente, ao fim da conversa colocar para as crianças ouvirem e dançarem as músicas:
Partes do corpo e Pop pop.
Cantar as músicas dramatizando-as e pedir que as crianças mostrem as partes do corpo em si e nos amigos.
Através de uma conversa informal o professor pede que cada aluno fale um pouco do seu dia-dia, oferece lhes então uma folha em branco e diversas revistas para que pesquisem figuras que retratem seu dia a dia, momentos vividos em casa, em passeios, com família etc. Após pesquisa propor uma montagem de recorte e colagem de tudo o que encontraram e que tem semelhança com sua realidade. No dia seguinte explorar as preferências de cada aluno: brincadeira ou brinquedo preferido, música, filme, personagem de histórias infantis preferido, amigo que mais gosta etc.
Estimular as crianças a registrarem no papel sua mão e seu pé.
Finalizar com a confecção do álbum Quem sou eu?
Recursos a serem utilizados:
Ø Fichas de nomes
Ø Caixa de sapato, espelho;
Ø Material impresso. (fichas e atividades)
Ø Cd de músicas, rádio;
Ø Papel pardo e folhas de sulfite;
Ø Lápis de cor, giz de cera, revistas
Ø Argila
Avaliação: A avaliação será feita através de observações e de acordo com os critérios elencados.
Critérios de avaliação:
As crianças ficam atentas e demonstram interesse a sua fala?
Conversam, brincam, comunicam-se e expressam suas vontades e necessidades?
Descreve lugares e objetos?
Consegue comunicar situações relativas às suas vivencias, experiências e identidade pessoal?
Reconhece as partes de seu próprio corpo?
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